Um avião da companhia paquistanesa PIA se tornou, nesta segunda-feira (13), o primeiro voo comercial internacional a pousar e decolar do aeroporto de Cabul, desde que os talibãs recuperaram o poder no Afeganistão, em 15 de agosto.
.
O aeroporto estava praticamente inoperante desde que as tropas dos Estados Unidos concluíram sua caótica saída em 30 de agosto, após uma frenética operação de retirada que permitiu a fuga de mais de 120.000 pessoas do país.
.
Desde então, as novas autoridades afegãs tentavam retomar as operações no aeroporto, com a ajuda técnica do Catar e de outros países.
.
Nesta segunda-feira, um avião da Pakistan International Airlines procedente de Islamabad pousou às 10h30 locais (3h de Brasília), antes de decolar horas depois rumo à capital paquistanesa.
.
Quase 70 pessoas estavam a bordo do voo para Islamabad, em sua maioria parentes de funcionários de organizações internacionais, como o Banco Mundial, informaram fontes aeroportuárias.
.
“Estou sendo retirado. Meu destino final é o Tadjiquistão”, disse uma mulher de 35 anos que trabalha para o Banco Mundial e que não revelou a identidade.
.