Pular para o conteúdo

SAAE Mariana orienta população sobre período de estiagem prolongada

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email

A captação que abastece a cidade feita através de poços e captações de superfícies estão apresentando baixa na capacidade.

O período de estiagem está fazendo com que os poços e mananciais de Mariana produzam menos, afetando a captação de água do SAAE, Autarquia responsável pelo abastecimento da cidade. Devido ao longo período sem chuvas, o lençol freático tem sido afetado, e sem chuvas a captação que abastece a cidade através de poços e captações de superfícies, está apresentando baixa na capacidade de produção de água nos últimos dias.

“O sistema de captação atual nem sempre é suficiente para atender a demanda que a cidade apresenta. Todos os mananciais e poços estão funcionando e não apresentam problemas técnicos. O que ocorre é que estamos passando por um forte período de seca, que está fazendo com que o nível de água rebaixe. Assim, a capacidade de produção do sistema fica prejudicada”, explica Roberto Verona assessor de comunicação e relações institucionais do SAAE Mariana.

Segundo Verona, o diretor Ronaldo Camêlo está acompanhando diariamente a situação, mobilizando todas equipes operacionais, frotas e também pessoal do comercial onde tem início, as solicitações de serviços.  “Há muitos anos não passamos por uma estiagem como esta. Mesmo em alta temporada, antes da pandemia da Covid19, com maior movimentação de visitantes e turistas, o sistema de abastecimento de água em Mariana, que recebeu investimentos, foi suficiente para atender a demanda atual. Este ano está totalmente atípico e atinge diretamente a produção natural de água dos mananciais”, salienta o diretor do SAAE Ronaldo Camêlo.

“Mais do que nunca, neste momento, precisamos da ajuda de toda população para que a água tratada não seja desperdiçada. Com economia, a situação fica controlada e ganhamos fôlego para passar este período de estiagem. Isso deve ser observado até a normalização do nível do lençol freático que só deve acontecer com a chegada das chuvas”, comenta Roberto Verona.

A primeira orientação é para que os moradores façam o uso consciente da água tratada, priorizando hábitos de higiene. Além disso, evitem o uso recreativo com água potável como os banhos de mangueira. Outro hábito que desperdiça uma quantidade enorme de água é lavar calçadas e carros com a mangueira. O ideal é reutilizar a água da máquina de lavar roupas. Diminuir o tempo de banho para cinco minutos também ajuda. É um esforço coletivo que contribui positivamente no resultado final.

O Saae disponibiliza em pontos mais críticos caminhões pipa para o abastecimento suplementar. Solicitações podem serem feitas nos telefones 115 ou 3557-9300. “A primeira orientação é para que os moradores façam o uso consciente da água tratada, priorizando hábitos de higiene. Além disso, evitem o uso recreativo com água potável como os banhos de mangueira. Outro hábito que desperdiça uma quantidade enorme de água é lavar calçadas e carros com a mangueira. O ideal é reutilizar a água da máquina de lavar roupas. Diminuir o tempo de banho para cinco minutos também ajuda. É um esforço coletivo que contribui positivamente no resultado final” finalizou.