Pular para o conteúdo

Covid: vacinação mais avançada não apaga importância de testagem

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email

Principais cuidados não farmacológicos ainda são recomendados, como uso de máscaras.

Em Belo Horizonte, o ciclo de vacinação contra a Covid-19 de toda a população com mais de 18 anos com a primeira dose e o mesmo deve acontecer com todos os municípios mineiros nas próximas semanas. Mas isso não quer dizer que o vírus vai deixar de circular entre a população, ainda mais por conta da propagação da variante delta entre os moradores do Estado.

Os principais cuidados não farmacológicos continuam sendo recomendados, como uso de máscaras da maneira correta, distanciamento social e higienização das mãos. Mas as atividades econômicas foram retomadas de forma mais intensa, e especialistas em medicina diagnóstica reforçam que a testagem ainda é uma aliada importante para rastrear possíveis casos positivos e evitar a transmissão, até mesmo entre assintomáticos.

Fernando Mesquita, biomédico e gerente de novos negócios da Labtest Diagnóstica, afirma que a testagem periódica ou pontual (em casos de eventos, por exemplo) é importante para mitigar a propagação do vírus. Segundo ele, o mercado hoje oferece um número variado de exames, que podem ser usados conforme a estratégia específica para cada empresa ou evento, sendo que a escolha depende da assistência de um profissional de saúde. “Mesmo com a vacinação ocorrendo e já tendo uma porcentagem considerável da população vacinada, a gente precisa entender que, como em qualquer vacina, (esse imunizante) não é barreira física que impediria contato do vírus com a pessoa. E, infelizmente, esse vírus continua muito presente em nossas vidas”, afirma Mesquita. “Na tentativa de minimizar essas infecções, existem as testagens periódicas ou de segurança, com a intenção de buscar zonas livres de Covid, o que é interessante para eventos, por exemplo”.             

O RT-PCR continua sendo o principal instrumento de rastreamento do vírus, mas o de antígeno oferece mais acessibilidade em testagens em massa, por ser mais barato e com resultado mais rápido. Há ainda teste molecular feito por meio de saliva, permitindo que a pessoa testada não precise sair de casa para coleta de material. Há ainda os testes sorológicos, mas estes não são recomendados para diagnóstico.