Pular para o conteúdo

Campanha de Vacinação Antirrábica Animal será iniciada em Mariana

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email

Devido a pandemia todas as medidas de segurança sanitária devem ser respeitadas.

A Campanha de Vacinação Antirrábica Animal 2021 será promovida pela Prefeitura de Mariana por meio do Departamento de Zoonoses da Secretaria de Saúde. O objetivo é vacinar 80% dos cães e gatos do município, entre áreas urbana e rural. A mobilização começa a partir do dia 13 de setembro e será realizada até 24 de outubro.

Embora a raiva seja uma doença controlada nessas espécies, a vacinação anual é necessária para prevenir a difusão da mesma, além de ser obrigatória por lei. Isso garante a manutenção do controle da enfermidade nas populações de cães e gatos e, consequentemente, nos humanos. A vacinação antirrábica, além de salvar a vida de seu animal de estimação, pode salvar a sua também. 

A imunização antirrábica é destinada apenas aos animais a partir de três meses de idade e deve ser repetida após trinta dias. Além disso, não há contraindicação, mesmo para aqueles que estejam em período de gestação ou amamentando. As doses da vacina têm validade de um ano e são gratuitas.

A campanha de vacinação nos distritos, que começa no dia 13 de setembro e segue até o dia 28 do mesmo mês, contempla 16 localidades polos, assim como todas as estradas vicinais que levam a sítios, chácaras, fazendas e afins, contemplando toda a extensão rural. Já na sede do município, as imunizações serão realizadas nos dias 23 e 24 de outubro.

Devido à pandemia da Covid-19, todas as medidas de segurança sanitária devem ser respeitadas, como o uso obrigatório de máscaras de proteção facial e o distanciamento social. Preferencialmente, o animal deve ser levado por apenas uma pessoa, para que não haja aglomeração. 

Para mais informações sobre a Campanha de Vacinação Antirrábica 2021, entre em contato com o Departamento de Zoonoses e Vigilância Ambiental por meio telefone (31) 3558-2319.