Pular para o conteúdo

Cabeamento subterrâneo tem obras retomadas em Mariana

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email

De acordo com a equipe da elétrica, o cabeamento subterrâneo valoriza o conjunto arquitetônico

A Prefeitura de Mariana retomou as obras de cabeamento subterrâneo na cidade. Hoje (9) e amanhã (10), de 9h às 11h, acontecerá a retirada da rede aérea e a instalação dos lampiões no Centro histórico.

No período de manutenção, poderá ocorrer instabilidade na energia elétrica. A medida faz parte de um acordo envolvendo todas as cidades de Minas tombadas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, que busca a valorização dos conjuntos arquitetônicos dos municípios.

Segundo a prefeitura as ruas serão isoladas e a Guarda Civil Municipal estará presente para orientações e apoio aos motoristas e de pedestres.

De acordo com a equipe da elétrica, o cabeamento subterrâneo valoriza o conjunto arquitetônico, diminui a poluição visual, reduz os riscos de acidentes, além de ser mais resistente. “Além de todos esses benefícios, a manutenção desse equipamento também é mais simples, auxiliando para que a população não fique sem energia por longos períodos”.

Respondendo a alguns questionamentos feitos por moradores e empresários, o departamento de elétrica afirma que as empresas foram previamente avisadas. “Esse aviso já é feito pela Cemig à todas empresas regulares que utilizam seu posteamento, mas nos preocupamos reforçar a solicitação para evitar maiores transtornos. Apresentamos então um cronograma que seria para retirada dos postes em abril de 2021, que foi prorrogado para agosto e ainda assim muitas empresas não buscaram a readequação” explicou.

Em relação a condução subterrânea o departamento responsável esclareceu que, “começou a ser discutida em 2013 e foi iniciada as obras no início de 2014. Houve chamamento público em fevereiro de 2014 para as empresas demonstrarem interesse para criarem sua infraestrutura junto ao sistema RDS implantado pelo município. Desde o início do projeto, a Prefeitura de Mariana notificou e convidou todas as empresas que distribuem internet para participar do planejamento na continuidade das ações. A CEMIG, concessionária responsável pela distribuição elétrica, comunicou oficialmente todas as empresas que possuem contrato de uso mútuo para utilização dos postes para distribuição de energia” finalizou.

Confira as ruas que passarão por manutenção:

Rua Antônio Pacheco (até esquina com Travessa Professor Lauro de Moraes)

Rua Dom Silvério

Rua Capitão Joaquim Gomes Araújo

Rua das Mercês

Rua Vila Rica

Rua Barão de Camargos

Rua Cônego Rego

Rua do Seminário, Rua Silva Jardim

Rua João Pinheiro

Rua Dom Viçoso

Rua Salomão Ibrahim da Silva

Rua Cônego Armando (até a Gráfica Dom Viçoso)

Rua Cid Couto Pereira

Travessa Salomão Ibrahim da Silva.