Pular para o conteúdo

De acordo com o Minas Consciente, Mariana está na Onda Verde

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email

Ambientes fechados funcionarão com 50% da capacidade de lotação e os abertos não possuem limite.

Com a queda dos indicadores nos casos da Covid-19 na microrregião de saúde Mariana está na Onda Verde do Plano Minas Consciente, desde a última sexta-feira (27). O decreto 10.630, de 25 de agosto de 2021, prevê a progressão do município para a fase menos restritiva do programa e institui Protocolo Municipal para a realização de eventos.

Enquanto a deliberação da Onda Verde estiver vigente no município, está garantida a aplicação das medidas sanitárias do Minas Consciente na organização de eventos. Desta forma, a realização considera alguns conceitos específicos como dimensão de público, duração, lotação máxima, distanciamento social, aferição de temperatura, uso obrigatório de máscaras de proteção facial, utilização de álcool em gel e higienização de ambientes.

O ingresso nessa etapa ocorreu devido ao avanço da Microrregião de Saúde de Ouro Preto para a Onda Verde, a qual Mariana está inserida, conforme a Deliberação do Comitê Extraordinário Covid-19 nº 179 de 19 de agosto de 2021. A permanência nesta fase do Minas Consciente segue as orientações do Estado, do Ministério da Saúde e dos órgãos e agências internacionais que possuem as melhores evidências científicas para o enfrentamento à pandemia.

Os eventos considerados pequenos são aqueles que comportam até 100 pessoas. Já os de médio e grande porte podem ter, respectivamente, de 101 até 600 e acima de 600 indivíduos. A duração máxima das realizações é de 12 horas. Ambientes fechados funcionarão com 50% da capacidade de lotação e os abertos não possuem limite.

As realizações de eventos em Mariana dependem de autorização prévia e devem ser protocoladas no Setor de Documentação e Arquivo da Prefeitura Municipal, com antecedência mínima de 15 dias, a fim de serem direcionadas ao Comitê Gestor do Plano de Prevenção e Contingenciamento em Saúde – COVID-19. Além disso, segundo a prefeitura, campanhas publicitárias de conscientização sobre o coronavírus devem ser exibidas nas redes sociais das cerimônias antes e durante a realização. As equipes de organização também devem cumprir os protocolos sanitários do Minas Consciente, a partir do uso constante dos EPI’s e proteção de todas as máquinas de pagamento com plástico transparente.

Para os eventos com público acima de 600 pessoas, está determinada a apresentação do cartão de vacina, comprovando a completa imunização contra a Covid-19, ou seja, os indivíduos devem ter recebido a aplicação da segunda dose ou dose única. Também serão considerados resultado de exame PCR ou laudo médico que comprove a infecção pelo vírus com, no mínimo, 15 dias e no máximo três meses.

O descumprimento das medidas pode resultar em apreensão, interdição do evento e de estabelecimentos, cassação de alvará de funcionamento e responsabilização civil e penal. O cumprimento das normas do decreto é de responsabilidade dos órgãos de fiscalização municipal e da Polícia Militar de Minas Gerais.

A medidas de combate ao coronavírus continuam e toda a população é responsável pela prevenção da disseminação da doença no município. A adesão à Onda Verde do Plano Minas Consciente pode ser revogada a qualquer momento, mediante a evolução do perfil epidemiológico da Covid-19 em Mariana e/ou na microrregião de saúde de Ouro Preto. Os protocolos sanitários estabelecidos nesta fase do programa estão disponívei

O plano “Minas Consciente – Retomando a economia do jeito certo” orienta a retomada segura das atividades econômicas nos municípios do estado.

O Minas Consciente foi baseado nas informações fornecidas por diversas instituições e entidades de classe, com objetivo de auxiliar os 853 municípios do estado para que possam agir de maneira correta e responsável, mantendo os bons resultados apresentados por Minas Gerais na contenção da pandemia do novo coronavírus.