Com o retorno gradual das aulas presenciais e o avanço da vacinação contra a Covid-19 no país, milhares de alunos da rede pública estadual de ensino em Minas Gerais estão encontrando um ambiente mais iluminado, agradável e eficiente. Isso é resultado do investimento da Cemig na modernização do sistema de iluminação das escolas públicas do estado.
Somente no primeiro semestre deste ano, a companhia investiu cerca de R$ 6,3 milhões na substituição de aproximadamente 170 mil lâmpadas ineficientes por outras de LED em 593 instituições de ensino da rede estadual, por meio do Projeto Cemig nas Escolas.
A ação, que integra o Programa de Eficiência Energética (PEE) da companhia, é responsável por garantir um consumo mais eficiente e econômico, reduzindo o desperdício de energia e os gastos públicos. Em média, são substituídas aproximadamente 300 lâmpadas por escola. Com este projeto, a companhia estima uma economia de cerca de 50% no consumo da iluminação em cada instituição beneficiada, além de melhoria na qualidade da luminosidade e redução de custos com manutenção e compra de lâmpadas.
De acordo com Fernando Queiroz, coordenador do Projeto Cemig nas Escolas, as novas lâmpadas têm durabilidade superior e diminuem os custos de manutenção das escolas. “Antes do Cemig nas Escolas, as instituições da rede estadual de ensino faziam trocas constantes de reatores e das lâmpadas. A substituição dos equipamentos elimina essa necessidade. Além disso, a nova iluminação vai dar mais conforto aos alunos e professores quando as no retorno das atividades presenciais após a pandemia da Covid-19 “, explica.
Os investimentos da companhia com o Projeto Cemig nas Escolas devem alcançar, entre o quinquênio 2018-2022, mais de R$ 43 milhões, considerando a modernização da iluminação de todas as escolas estaduais dentro da área de concessão da companhia e, ainda, a implantação de 125 microusinas fotovoltaicas em instituições de ensino da Região Metropolitana de Belo Horizonte.