Pular para o conteúdo

Ministério da Saúde lança a mascote “Rarinha” para chamar atenção em doenças raras

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email

Trata-se da "Rarinha", mascote que lembra o Zé Gotinha e que tem como símbolo o teste do pezinho, aplicado em recém-nascidos para diagnóstico precoce de diferentes doenças

O Ministério da Saúde lançou nesta terça-feira (31) uma nova mascote com o objetivo de divulgar ações sobre doenças raras.

.

Trata-se da “Rarinha”, mascote que lembra o Zé Gotinha e que tem como símbolo o teste do pezinho, aplicado em recém-nascidos para diagnóstico precoce de diferentes doenças.

.

Um dia antes do lançamento, o anúncio da personagem gerou burburinho nas redes sociais após a pasta afirmar apenas, em tom de mistério, que lançaria uma nova mascote para campanhas de saúde.

.

Internautas logo apontaram temor pela substituição do Zé Gotinha, criado em 1986 para chamar a atenção para ações de vacinação.

.

O nome do Zé Gotinha chegou a entrar nos assuntos do momento no Twitter e fez o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, desmentir a aposentadoria do personagem. “A nova mascote, que será revelada amanhã ao público, vem chamar atenção p/ um assunto importante”, informou.

.

O lançamento da “Rarinha” ocorreu em evento nesta terça para divulgar cursos voltados a capacitar profissionais de saúde no diagnóstico e atendimento de doenças raras. O objetivo é facilitar a identificação desses quadros e o encaminhamento de pacientes na rede pública.

.

Fonte: https://www.otempo.com.br/brasil/rarinha-nova-mascote-do-ministerio-da-saude-chama-atencao-para-doencas-raras-1.2535330