Pular para o conteúdo

Candidata a vacina contra a Covid GSK e SK, iniciam fase 3 dos teste clínicos

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email

Os testes vão comparar a segurança e a geração de resposta imune da GBP510 com os da vacina de Oxford/AstraZeneca, uma das que estão em uso no Brasil.

A SK Bioscience e a GlaxoSmithKline (GSK) anunciaram nesta terça-feira, 31, o início dos testes clínicos de fase 3 da GBP510, candidata da SK a vacina contra a Covid-19, em conjunto com um adjuvante fabricado pela GSK. Cerca de 4.000 voluntários devem participar do estudo em vários países.

.

Os testes vão comparar a segurança e a geração de resposta imune da GBP510 com os da vacina de Oxford/AstraZeneca, uma das que estão em uso no Brasil. De acordo com o comunicado, será um dos primeiros testes de fase 3 (a mais avançada em estudos clínicos de imunizantes) a comparar duas vacinas contra a Covid-19. Os laboratórios não detalham em quais países os estudos acontecerão.

.

Adjuvantes são substâncias farmacêuticas utilizadas para aumentar a resposta imune de uma vacina. Segundo comunicado da GSK, dados das fases anteriores de testes mostraram que a combinação da vacina com o adjuvante desenvolveu uma “forte resposta de anticorpos neutralizantes” nos participantes.

.

O número de anticorpos em voluntários que receberam o imunizante teria sido de cinco a oito vezes maior que o encontrado no organismo de pessoas recuperadas da Covid-19. A GBP510 é feita de nanopartículas, e mira no receptor da proteína Spike do coronavírus.

.

A expectativa das farmacêuticas é de que a fase 3 se encerre no primeiro semestre de 2022, e que logo depois, com as devidas aprovações regulatórias, a vacina seja incluída no consórcio internacional Covax Facility, para distribuição global.

.

Fonte: https://www.otempo.com.br/mundo/gsk-e-sk-iniciam-fase-3-de-testes-de-candidata-a-vacina-contra-a-covid-1.2535052