Pular para o conteúdo

Mariana registra uma suspeita e Itabirito confirma 2 casos da variante Delta

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email

Itabirito soma dois casos confirmados e oito suspeitas da variante Delta da COVID-19 e Mariana tem um caso provável.

As cidades, Mariana e Itabirito, estão preocupadas com a presença da variante Delta da COVID-19 na região. Em Itabirito, já são dois casos confirmados e oito suspeitos, enquanto Mariana possui uma contaminação suspeita. Juntos, os municípios somam nove dos 79 diagnósticos analisados pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas (SES-MG), segundo informe do último dia 24. A primeira contaminação em Itabirito foi trazida, segundo a prefeitura municipal, do Rio de Janeiro. Uma pessoa contaminada viajou da capital fluminense para a cidade mineira em julho. O segundo caso confirmado, itabirito, foi registrado no dia 13 deste mês. E outras oito suspeitas são investigadas.

            Em Mariana possui um caso provável da variante na cidade. Segundo a gestão municipal, a amostra foi encaminhada para a Fundação Ezequiel Dias (Funed) no início deste mês e teve o genoma Delta identificado. Mas a prefeitura ainda aguarda o processo de sequenciamento genético da amostra e orientações das referências técnicas estaduais para confirmar a presença da variante na cidade. O estado de saúde do paciente suspeito não foi informado. 

            Segundo o executivo, a Secretaria de Saúde de Mariana realiza a análise constante do cenário epidemiológico do município, baseado no levantamento dos últimos resultados dos testes de detecção da COVID-19, casos confirmados, internações e mortes. Ainda informa que a partir dessas análises, medidas são tomadas para prevenir o avanço da doença e orienta a população a completar o esquema vacinal e manter as medidas de distanciamento e uso correto das máscaras.

            A microrregião Ouro Preto – onde estão as cidades de Mariana e Itabirito – está na onda verde do Plano Minas Consciente e todas elas dependem dos leitos de UTI para COVID-19 da Santa Casa de Ouro Preto. No boletim COVID-19 da Santa Casa de terça-feira (24/8), a ocupação dos leitos de UTI está em 60% sendo que quatro pacientes são de Ouro Preto, dois de Itabirito e seis de Mariana.