O Jornal Ponto Final ouviu no último dia 23, o ex-prefeito, Duarte Eustáquio Gonçalves Júnior, conhecido por todos como Dú. O ex-prefeito respondeu perguntas sobre política, relacionamento com o irmão Juliano, atual prefeito de Mariana e também falou sobre pretensões políticas e pandemia.
Jornal Ponto Final: Quem é o Dú hoje?
Duarte Júnior: O Du hoje, é o ainda considerado jovem, que está fazendo mestrado em meio ambiente, que assumiu agora a função de secretário executivo do Fórum de prefeitos, advogando, exercendo a minha profissão podendo cuidar dos meus filhos e da minha família.
JPF: Família e relação com o atual prefeito seu irmão Juliano.
Du: É prioridade pra mim, nunca vou dar desgosto aos meus pais. Eu sou pai e o que a gente mais quer é que os irmãos estejam próximos um do outro, então como família, o Juliano é um grande irmão e eu sempre estarei ao lado dele.
JPF: Como Dú enxerga o governo do irmão?
Du: Politicamente ele sempre colocou que o meu governo terminou no dia 31 (dezembro) e é verdade ele não está errado. É necessário que as pessoas entendam que as decisões dele devem ser respeitadas e é por isso também que me afastei um pouco. Eu acho que ele está fazendo uma boa gestão, está muito comprometido, respeito a administração dele e família pra mim é prioridade acima de tudo.
JPF: CPI.
Du: Ronaldo deixou clara a relação de respeito que tem comigo. O que me incomodou ali foi a montagem, e é uma pena que a pessoa não tenha coragem de falar e aí se esconde atrás de uma montagem. Ele (Ronaldo) não direcionou a fala dele pra mim e por mais que estavam direcionadas a mim algumas falas eu não concordo. Dentro disso eu queria dizer que o Ronaldo quando disse aquilo foi o primeiro momento que ele esteve com o Fábio ele ainda não tinha dado seu depoimento e pra mim isso é muito sério, porque como eu disse, o Ronaldo ainda não tinha ouvido o depoimento do Fábio e algumas pessoas deixaram claro e afirmaram que tem documento que o Fábio teria autorizado o pagamento de obras que não foram executadas e isso é seríssimo. O Fábio foi até a CPI e lá ele deixou claro que não pagou.
JPF: Pretensão política.
Du: Eu fiz um trabalho dentro do Fórum, fui reconhecido pelos 39 municípios que acham importante que tenham um representante dentro do congresso. É claro que isso não é uma decisão somente minha. É uma decisão que precisa ser tomada rápida, temos uma reunião marcada com todos esses municípios e aí iremos decidir se devemos ou não colocar o nome a disposição.
JPF: Thiago Cota.
Du: Eu desejo tanto ao Celso quanto ao Thiago muita paz, muita saúde e que Deus possa abençoar muito a família deles, mas particularmente eu acho muito pouco provável
JPF: Pandemia
Du: Por sermos o município que adotou a testagem em massa fomos muito criticado e Mariana colhe esse fruto hoje. É a cidade que tem o menor número do índice de mortes, porque nós testamos muito, identificamos e tiramos aquelas pessoas do relacionamento em sociedade, foi uma atitude acertada.
Confira entrevista na íntegra no canal do YouTube do Jornal Ponto Final.