Pular para o conteúdo

Em São Paulo, balão causa incêndio florestal que devasta parque estadual Juquery

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email

o incêndio consumiu cerca de 1.200 hectares de vegetação.

O major Marcos Das Neves Palumbo, porta-voz do Corpo de Bombeiros do estado, disse à AFP que o incêndio consumiu cerca de 1.200 hectares de vegetação até terça-feira, antes de ser controlado por uma centena de bombeiros e brigadistas.

.

À tarde, sem grandes focos no parque, eles continuaram trabalhando no local para evitar que as chamas reavivassem.

.

Palumbo indicou que, até o momento, não foi registrado nenhum dano maior à fauna do parque, geralmente composta por pequenos mamíferos e pássaros.

.

Membros do serviço de conservação da vida selvagem relataram o resgate de oito animais. Uma foto divulgada pelo Ministério da Infraestrutura e Meio Ambiente mostrou uma cobra carbonizada.

.

Imagens publicadas pelo Corpo de Bombeiros de São Paulo nas redes sociais, tiradas por hidratantes de aviões que participaram da operação, mostram áreas totalmente desmatadas pelo fogo.

.

São Paulo, assim como outros Estados do sul e do sudeste do país, vive uma seca intensa que tem causado uma crise hídrica e aumentado a preocupação com o abastecimento de energia.

.

Nos últimos dias, a cidade de São Paulo, que nesta época costuma ter temperaturas amenas típicas do inverno, registrou um recorde de até 31 graus, que pode ser superado no decorrer da semana.

.

A já baixa umidade pode cair em 20%, segundo previsão do Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas de São Paulo, que mantém os alertas pelo menos até a sexta-feira.

.

Fonte: https://www.otempo.com.br/brasil/balao-causa-incendio-florestal-que-devasta-parque-estadual-juquery-em-sao-paulo-1.2532382