Pular para o conteúdo

Vacinação: Documentos apresentam alteração da população de Ouro Preto

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email

A SESC-MG, envia formulários aos municípios para que cada prefeitura adeque as estimativas dos grupos prioritários.

Na edição 1316 deste semanário, foi veiculada uma matéria referente ao impasse ocorrido entre os municípios de Mariana e Ouro Preto envolvendo quantidade de vacinas enviadas pela Secretaria de Saúde do Estado de Minas Gerais – SESC, às duas cidades.

            A redação do Jornal Ponto Final entrou em contato com o Estado para melhor apurar os fatos mencionados. Segundo a SESC-MG existe um critério que é seguido para a realização do envio de vacinas aos 853 municípios de Minas Gerais. “A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) informa que segue as diretrizes do Ministério da Saúde para repassar as doses de vacinas contra covid-19 de forma proporcional e equânime a todos os 853 municípios do estado. Conforme os dados do portal, até terça-feira (10/08), foram enviadas ao município de Mariana, 45.810 doses de vacinas contra a covid-19. Desse total, 38.576 vacinas foram aplicadas, 27.544 como primeiras doses; 9.388 como segundas doses e outras 1.644 como dose única” explicou.

            Ouro Preto recebeu 27.181 doses a mais que Mariana, e de acordo com a nota do Estado, para o município de Ouro Preto, foram enviadas 72.991 doses de vacinas contra a covid-19. Desse total, 68.739 vacinas foram aplicadas, 46.801 como primeiras doses; 18.069 como segundas doses e outras 3.869 como dose única.

            Segundo a secretaria de saúde do Estado a quantidade de doses enviadas aos municípios é estipulada de acordo com cada grupo prioritário e não pela quantidade de habitantes e que atualização é feita frequentemente através de protocolos enviados aos municípios. “A cada envio de doses, o Ministério da Saúde estabelece um Informe Técnico com a quantidade de imunizantes disponibilizados para cada estado, incluindo as estimativas populacionais das cidades e dos grupos prioritários que serão atendidos. É importante ressaltar que o percentual de doses para as prefeituras é definido de acordo com cada grupo prioritário elencado para vacinação — e não segundo a população total do município, apenas. Para manter os dados atualizados, a fim de garantir uma distribuição igualitária de vacinas, paralelamente ao levantamento realizado pelo Ministério da Saúde, a SES-MG envia periodicamente aos municípios formulários para que cada prefeitura adeque as estimativas dos respectivos grupos prioritários contemplados em cada etapa de vacinação. Dessa forma, a SES trabalha com os dados mais atualizados sobre as estimativas do público a ser vacinado” enfatizou a secretaria.

            A Secretaria de Saúde de Mariana, após questionamentos feitos pela redação do Jornal Ponto Final, explicou e comprovou em documentação cedida ao Jornal Ponto Final, que em 7 de julho, Ouro Preto tinha registrado 29.600 trabalhadores industriais. No dia 19 de julho esse número caiu para 5.252 no sistema de Percentual Atendido Para Vacinação comprovando que o grupo de trabalhadores industriais foi corrigido pela base de dados do RAIS 2019.

            A fim de explicar os fatos expostos e esclarecer o impasse desconfortável que houve entre as cidades de Mariana e Ouro Preto, foi feito contato através de ofício enviado à Secretaria de Saúde de Ouro Preto e também via telefone, e até o fechamento desta edição os questionamentos não foram respondidos.