Pular para o conteúdo

Agosto Lilás: Sinal Vermelho é mais um canal de denúncia de violência contra a mulher

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email

Em caso de denúncia acione a autoridade competente mais próxima.

A campanha do Sinal Vermelho está em consonância com o Agosto Lilás no enfrentamento da violência contra a mulher. Assinalar um “X” na mão, geralmente vermelho, e mostrá-lo a um comerciante ou a alguém de confiança é um gesto de denúncia silenciosa para a mulher que se encontra em situação de abuso.

O objetivo e desafio maior da campanha é fazer com que os comerciantes, frentistas, agentes públicos e maior número possível de pessoas reconheçam o gesto e acionem as autoridades competentes de forma silenciosa. Pensando nisso, a Prefeitura de Mariana, engaja a campanha na divulgação do gesto tanto para as vítimas quanto para a população.

No último dia 29 de julho, a campanha de Sinal Vermelho se tornou a lei n° 14.188/2021 e faz parte de um programa do Conselho Nacional de Justiça – CNJ e da Associação dos Magistrados Brasileiros como mais um canal de denúncia para a violência doméstica e o abuso físico, psicológico, moral, sexual e patrimonial contra as mulheres.             Em caso de denúncia, desta forma ou de qualquer outra, acione a autoridade competente mais próxima. Ofereça ajuda, não julgue e oriente na busca de informações na rede de atendimento especializado como CRAS, CREAS ou CREAM (Centro de Referência de Atendimento à Mulher). Você também pode orientar, ou ligar no 180, 190 e 153.  Viver sem violência é um direito de todos, inclusive da mulher.