Após questionamento feito por cidadão marianense, sobre a diferença na quantidade de vacinas recebidas por Mariana e Ouro Preto em uma live realizada pelo executivo onde foi apresentada o plano de retorno presencial das aulas no município de Mariana, houve uma indisposição entre as cidades de Mariana e Ouro Preto devido uma declaração feita pelo secretário de saúde, Danilo Brito e o prefeito Juliano Duarte.
O prefeito explicou que havia enviado um questionamento à secretaria do estado. “Nós não concordamos com o número de vacinas que foi enviado para o município de Mariana. Formalizamos um questionamento à Secretaria Do estado de Saúde, e aguardamos uma resposta formal. Não posso dar certeza absoluta, mas a nossa suposição é que Ouro Preto possa ter aumentado o quantitativo populacional para receber um número maior de doses, como de fato recebeu…”, disse Juliano Duarte.
Segundo Danilo, “em relação à essa diferença de dose, Ouro Preto não sabe por qual motivo, lançou que a estimativa deles de trabalhadores de indústria deu 29 mil pessoas. Pra mim, deve ter sido algum erro de digitação ou alguma coisa, porque 29 mil pessoas é a metade da população de Ouro Preto” explicou.
O secretário de governo de Ouro Preto, Felipe Guerra, rebateu as declarações a afirmou que não se trata de uma disputa e que não há como burlar as plataformas oficiais do governo. “O número dessas doses enviadas pelo Estado ao município é determinada única e exclusivamente pelo Estado baseado nos cálculos populacionais registrados em plataformas oficiais do governo. Então não há a menor possibilidade de superestimar a população com o intuito de receber mais doses. O Estado tem os mecanismos de controle eficientes para isso, caso contrário, seria muito mais fácil para todo e qualquer município, burlar esse sistema. Nossa única e exclusiva intenção é de imunizar o máximo de nossa população o mais breve possível, esse é o grande objetivo de Ouro Preto. É a única solução não só para a saúde, mas também para a nossa economia. Proteger toda a nossa microrregião deve ser uma tarefa compartilhada entre os gestores municipais. Além disso, temos total compromisso com a transparência das informações para todos ouro-pretanos. Aqui, o nosso tom não é e nunca foi de disputa. Estamos à disposição para contribuir com as estratégias de vacinação junto às outras cidades para que juntos possamos avançar e proteger toda a população. Afinal, o próprio Estado delimita a saúde de microrregiões e a nossa microrregião engloba Ouro Preto, Mariana e Itabirito”, afirmou o secretário.
O secretario afirmou que nunca houve tom de disputa com Mariana e atribui as declarações do executivo de Juliano como mal assessoramento. “Acho que o prefeito Juliano foi muito mal informado e mal assessorado, continuamos aqui sem vaidades, sem confronto nenhum e sem nenhuma disputa”, disse Felipe Guerra.
Entramos em contato com o executivo para uma posição a respeito e até o fechamento desta edição não obtivemos resposta.