Pular para o conteúdo

Mariana abre inscrições para se tornar uma ‘Família Acolhedora’

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email

É importante destacar, que receber o acolhimento provisório não significa integrá-lo como filho.

A prefeitura de Mariana, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania, divulga a abertura das inscrições para o Família Acolhedora, serviço intermediado pelo município, para o acolhimento de crianças e adolescentes, retirados de suas famílias, por situações de risco pessoal e social.

A ação garante às crianças e adolescentes, um convívio familiar em um ambiente agradável. É importante destacar, que receber o acolhimento provisório não significa integrá-lo como filho. Os participantes são previamente selecionados e capacitados para acolher em sua casa, temporariamente, uma criança ou adolescente, que necessite de cuidados e proteção, até que possa retornar para sua família de origem ou em último caso, encaminhado para adoção. Durante esse tempo de acolhimento, tanto a família acolhedora como a criança/adolescente acolhido e a sua família de origem, são acompanhados pela equipe técnica de serviço, formada por assistente social e psicólogo.

O Serviço Família Acolhedora é uma política pública amplamente sustentada em diversos marcos legais, sendo apontada como uma modalidade de acolhimento preferencial. Os cuidados em um ambiente familiar levam diversas vantagens para o desenvolvimento da criança e do adolescente. É necessário que a comunidade se sensibilize e acolha a ideia, para que a Família Acolhedora se torne um ato de cidadania e amor à nossa cultura.

As famílias interessadas em participar do programa devem efetuar o cadastro através do link ou entrar em contato pelo e-mail: familiaacolhedoramariana@mariana.mg.gov.br telefone: 3558-2854 ou WhatsApp: (31) 9674-5133.