Pular para o conteúdo

Após solicitação de moradores, Fonte da Glória passa por revitalização

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email

A fonte da Glória ainda é usada pelos moradores locais e visitantes, e ajuda a manter viva a memória desta parte da história.

A pedido da comunidade, a fonte da Glória, localizada na Rua Dom Veloso, no centro de Passagem de Mariana, passou por reformas em quase toda sua estrutura. O local é um dos monumentos mais antigos de nosso município. A prefeitura de Mariana, junto à Subsecretaria de Gestão Urbana (SGU), realizou nos últimos dias a obra que restaurou os telhados e pisos do local.

A reforma trouxe também uma nova via de acesso ao ambiente, com o intuito de garantir mais segurança aos moradores e visitantes, uma vez que a antiga entrada levava diretamente à rua, apresentando riscos de acidente. O novo acesso alternativo foi construído na lateral da fonte e com rampas e corrimões de acessibilidade, permitindo o acesso de todos ao local.

A obra foi concluída após uma nova pintura nas paredes e aplicação de verniz na estrutura do telhado. O local se encontra aberto para visitações.   A fonte traz em lembrança o ouro e a época em que quase toda nossa região era feita por minas. Ela está aqui desde antes de Dom João dar o nome de sua amada Maria Ana D’Áustria à cidade.

A história é contada da época em que a fonte e a Igreja Nossa Senhora da Glória não eram separadas pela pista que liga Mariana a Ouro Preto. Ainda como nascente, decidiram construir um canal na lateral para que as pessoas pudessem usá-la para lavar roupas. Surgiu, então, a necessidade de fechar o ambiente para maior proteção das lavadeiras. Tempos depois, descobriram que a água era pura para consumo e, então, foi ainda mais reconhecida. A fonte foi, desde sempre, importante e útil, não só aos moradores locais, mas para toda região.

Hoje, a fonte da Glória ainda é usada pelos moradores locais e visitantes, e ajuda a manter viva a memória desta parte da história. O patrimônio faz também a diferença ao oferecer água pura e gratuita.