Pular para o conteúdo

Em MG, casos de reinfecção por Covid são raros e têm diagnóstico complexo

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email

Em Minas, dos 399 casos notificados de reinfecção até agora, 125 (31,33%) foram em Belo Horizonte

Apesar de rara, a reinfecção por Covid-19 pode acontecer. Essa situação ocorre quando alguém apresenta dois resultados positivos de RT-PCR para o coronavírus com intervalo igual ou superior a 90 dias.

.

Em Minas, dos 399 casos notificados de reinfecção até agora, 125 (31,33%) foram em Belo Horizonte, segundo a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG). Desse total, 174 (43,61%) estão sendo investigados, sendo 57 deles (32,76%) na capital; quatro foram descartados, e apenas um foi confirmado, em Sabará. Outros 220 (55,13%) foram encerrados como inconclusivos. 

.

Segundo o epidemiologista do Hermes Pardini José Geraldo Ribeiro, a reinfecção só pode ser confirmada se houver acesso ao material genético nas duas ocasiões. “Uma reinfecção só pode ser comprovada quando há condições de você sequenciar e caracterizar o primeiro vírus, havendo material, e depois sequenciar e caracterizar o segundo vírus”, explica. 

.

De acordo com a SES-MG, nesses casos, as duas amostras positivas no RT-PCR são encaminhadas à Fundação Ezequiel Dias (Funed), responsável por fazer o sequenciamento genético para avaliar se o vírus da primeira infecção é diferente do da segunda.

. Fonte: https://www.otempo.com.br/cidades/casos-de-reinfeccao-por-covid-sao-raros-em-mg-e-tem-diagnostico-complexo-1.2517193