Pular para o conteúdo

Covid-19: Prefeito de Mariana esclarece vacinação não igualitária à de Ouro Preto

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email
De acordo com o prefeito, o município recebeu 10 mil doses a mais do que Mariana.

Em live realizada nesta quinta-feira (22), pelo facebook e instagram do prefeito, Juliano Duarte foi questionado por um dos telespectadores, o motivo da cidade de Ouro Preto está mais avançada do que Mariana na vacinação contra a covid-19. De acordo com o prefeito, o município recebeu 10 mil doses a mais do que Mariana e afirma já ter feito um questionamento formal para a secretaria do estado de saúde e aguarda resposta. “A cidade de Ouro Preto está mais avançada, inclusive que Belo Horizonte, que é capital do Estado. Nós não concordamos com o número de vacinas que foi enviado para o município de Mariana. Formalizamos um questionamento à secretaria do estado de saúde, e aguardamos uma resposta formal. Não posso dar certeza absoluta, mas a nossa suposição é que Ouro Preto possa ter aumentado o quantitativo populacional para receber um número maior de doses, como de fato recebeu. O município pode ter superestimado sua população na informação que foi enviada à secretaria do estado de saúde. Isso é a nossa suposição. Mas nós protocolamos. Um desrespeito com a cidade de Mariana e nós queremos uma resposta formal, por cauda desse quantitativo que Ouro Preto recebeu, sendo 10 mil doses a mais do que Mariana”, explica Juliano Duarte. 

O secretário de saúde, Danilo Brito, diz sobre transparência e afirma que Ouro Preto lançou uma estimativa de 29 mil trabalhadores de indústria, sendo metade da população da cidade, enquanto a estimativa de Mariana é de 4 mil trabalhadores.  “O prefeito Juliano Duarte tem cobrado inclusive, pode ver Ouro Preto, Belo Horizonte, Itabirito, e outras cidades estão dessa forma, mas a gente tem que ser transparente. Em relação a essa diferença de dose, Ouro Preto não sabe por qual motivo, lançou que a estimativa deles de trabalhadores de indústria deu 29 mil pessoas. Pra mim, deve ter sido algum erro de digitação ou alguma coisa, porque é 29 mil pessoas, é a metade de da população de Ouro Preto. Então nós estamos reivindicando essa distribuição igualitária para todos. Por isso que é importante esses momentos com a participação, pra gente poder explicar para a população o que aconteceu. Tão logo Ouro Preto vai está fazendo vacinação de pessoas com 18 anos e depois não vai precisar receber mais doses. O nosso público, trabalhadores de indústria, foi estimado em 4 mil pessoas , que é o que está dentro da média, até 5 mil. Aí Ouro Preto vai e lança 29 mil… então a população precisa saber disso,” conclui Danilo Brito.

As informações das pessoas vacinadas contra a covid-19 em Mariana são atualizadas diariamente no Diário Oficial do município. O prefeito finaliza dizendo que é importante as pessoas terem acesso a essas informações. “Nós vivemos em um país democrático, sabemos que as decisões do executivo nunca vão agradar a todos. Nós não tivemos nenhum problema com vacinação. Todos os dados são informados diariamente, na página do município, no Diário Oficial. Então quem toma vacina, o nome está lá. Em momento algum ocorreu problema, ou alguém tentando furar a fila em Mariana. É muito bem fiscalizado, inclusive informado ao Ministério Público”, conclui Juliano Duarte.