Pular para o conteúdo

Cirurgias eletivas serão retomadas em Minas Gerais nos hospitais particulares; SUS segue sem data

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email

"Na rede SUS, essa retomada poderá ocorrer no momento em que se comprovar estoque de pelo menos 30 dias do chamado kit intubação", explicou a SES.

Suspensas por causa do agravamento da pandemia, as cirurgias eletivas serão retomadas em Minas Gerais, informou nesta quinta-feira (22) a Secretaria Estadual de Saúde (SES). Mas, por enquanto, somente a rede particular tem aval para realizar os procedimentos que não são considerados urgentes e podem ser agendados.

.

De acordo com o governo, na rede pública ainda é preciso mais segurança sanitária. “Na rede SUS, essa retomada poderá ocorrer no momento em que se comprovar estoque de pelo menos 30 dias do chamado kit intubação”, explicou a SES. Nas macrorregiões em cenário desfavorável seguem impedidas de realizar esse tipo de cirurgia.

.

As novas regras para cirurgias eletivas em hospitais privados e públicos serão publicadas nos próximos dias em resolução sobre o tema, assim como a Deliberação do Comitê Extraordinário Covid for alterada.

.

A suspensão das eletivas foi determinada devido à pressão por leitos de UTI e pelo baixo estoque do kit intubação em todo o país, com a consequente dificuldade de acesso a esses medicamentos. Segundo o secretário de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti, a preocupação atual é em relação aos atrasos que a pandemia gerou neste tipo de cirurgia.

. Fonte: https://www.otempo.com.br/cidades/minas-autoriza-cirurgias-eletivas-nos-hospitais-particulares-sus-segue-sem-data-1.2516538