Pular para o conteúdo

Aula presenciais, em Mariana, tem previsão de retorno para setembro

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email

Decisão que divide opiniões e segundo o prefeito Juliano Duarte, o retorno foi estudado de forma consciente e com responsabilidade.

Embora ainda incerta a data da volta às aulas presenciais o município de Mariana já está se preparando para receber seus alunos, não da mesma maneira como retornavam das férias, mas com uma experiência vivida que pode ter deixado diversos impactos negativos, não apenas na aprendizagem, mas no desenvolvimento socioemocional causado pelo isolamento social e distanciamento escolar.

.

É uma decisão que divide opiniões e segundo o prefeito Juliano Duarte, o retorno foi estudado de forma consciente e com responsabilidade, “em virtude da publicação da portaria do estado do retorno imediato das escolas solicitamos a secretaria municipal de educação uma reunião que foi realizada junto com a comissão diagnóstica do conselho municipal de educação. Essa reunião foi gravada e feita ata dela, e nessa reunião ocorreu a votação de todos, pelo não retorno imediato, e é importante dizer que não significa que as aulas não irão retornar mas a votação, tanto da comissão juntamente com o conselho foi contrária ao retorno imediato estipulado pelo estado, para 15 de julho, e os prefeitos municipais deveriam fazer um decreto caso discordassem dessa data. Como forma de não tomar uma decisão autoritária e exclusiva do prefeito, nós convidamos a comissão e o conselho que foi deliberado nessa reunião que seriam contrários ao retorno na data de 15 de julho. O município não é contra o retorno mas é contra o retorno imediato” explicou o prefeito.

.

O secretário de saúde do município, Danilo Brito, falou da importância do esclarecimento sobre o retorno e de como estão sendo organizadas diretrizes para que os alunos sejam recebidos com responsabilidade e planejamento, “é importante esclarecer a população que somos favoráveis ao retorno das aulas, mas com muita responsabilidade e planejamento, porque nós ainda estamos na onda vermelha pela microrregional de saúde e pela macro estamos na amarela. Precisamos ainda avançar bastante na vacinação, precisamos buscar essa tranquilidade e dividir com vocês rapidamente algumas questões técnicas em relação a imunização.   Vai ser criado um monitoramento exclusivo onde toda rede municipal, seja pública ou privada, vai ser monitorada em tempo real, seja na sede ou distrito. Esse monitoramento da educação vai ter contato direto com o monitoramento da saúde e iremos fazer todo esse monitoramento, se o aluno estiver com sintomas, vamos fazer o teste, vamos acompanhar as famílias e isso é tempo resposta. Temos a previsão de setembro já vacinar 18 anos para cima, então é importante andar com a vacinação em geral, não só as dos professores, porque as crianças voltam para casa, então esse contato vai existir” explicou Danilo.

.

A secretária de educação Carlene Almeida, relatou que desde o ano de 2020 Mariana vem fazendo um planejamento de retorno às aulas, “estamos ansiosos pela volta as aulas, não somos contra ao retorno das aulas, mas queremos voltar com segurança. O município já vem fazendo um planejamento de retorno através da comissão desde o ano passado esse ano tive o prazer de presidir as reuniões da comissão que eram realizadas quinzenalmente para discutir sobre esses protocolos e estudar os documentos que vai nos dar respaldo para um retorno de volta segura. Esses documentos irão nortear todas as nossas ações dentro das escolas. Vamos voltar de forma escalonada com analise a cada quinze dias, voltando com os alunos aos poucos. Então nossa proposta é que na segunda quinzena de setembro voltemos com a educação infantil e as creches. Na primeira quinze de outubro, o primeiro segundo e terceiro ano, que é a fase de alfabetização e na segunda quinzena voltaríamos com o quarto e quinto ano. O ensino fundamento por enquanto o estado não se manifestou nessa volta as aulas para os anos finais, é um processo que precisar ser avaliado ao longo do percurso, então deixaremos essa fase da idade , para ser acompanhada com estado quando tiver alguma determinação”, falou Carlene.