Pular para o conteúdo

Personalidades recebem homenagens em comemoração ao Dia de Minas

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email

A celebração do “16 de Julho” como o Dia do Estado de Minas Gerais é iniciativa do ex-prefeito e acadêmico Roque Camêllo.

Devido as medidas adotadas contra a propagação da Covid-19, o Dia de Minas se estendeu ao sábado, 17. No Museu da Música, a Administração Municipal homenageou 23 personalidades com a Comenda Medalha do Dia de Minas.

Instituída em 19 de outubro de 1979, a partir da sanção da Lei 7.561, pelo governador Francelino Pereira, a celebração do “16 de Julho” como o Dia do Estado de Minas Gerais é iniciativa do ex-prefeito e acadêmico Roque Camêllo. Neste dia, Mariana volta a ser a principal cidade do estado, conforme determina o artigo 256 da Constituição Mineira, com a transferência da capital para o município.

Cristiano Casemiro, orador oficial dos homenageados, proferiu seu discurso voltado a valorização da comenda e ao chamado de zelar por Mariana e por Minas Gerais. “Aos homenageados deste dia, lembrem-se sempre que o mineiro tem o peito de ferro e coração de ouro. Lembrem-se deste dia como uma missão. Agora todos, as senhoras e senhores agraciados, tem a obrigação de lutar pelos ideais mineiros de Justiça, de liberdade e de igualdade.  Minas nasceu e se batizou nas águas do Ribeirão do Carmo e nas montanhas de Mariana respira ares de liberdade. É momento de unidade de Minas, momento de projeção de Mariana. É hora de preces por dias melhores para os mineiros e brasileiros. Bem-dita sejas Mariana, mãe e mestra de Minas Gerais”, enfatizou.

O desembargador Caetano Levi Lopes também prestigiou a cerimônia. Em sua fala, pontou sobre parte da história do nascimento da província de Minas Gerais e sobre a importância do recebimento da Comenda Dia de Minas. “Nós que já recebemos, os senhores que a recebem agora, temos a responsabilidade grande para com Mariana e para com Minas Gerais”, afirmou.

Confira os homenageados:

1 – Airton José dos Santos

2 – Ana Cristina de Souza Maia

3 – Bernardo Campomizzi Machado 4. Cirlaine Maria Guimarães

5 – Cristiano Casimiro dos Santos

6- Davi Roque de Melo

7 – Gilson Soares Lemes

8 – Henrique Abi-Ackel Torres

9 – Igor Bráulio Gomes Rola

10 – João Augusto Ribeiro Nardes

11 – João Vítor Xavier

12 – José Eustáquio Lucas Pereira

13 – José Fernando Aparecido de Oliveira

14. José Sales de Souza

15 – Lucas Prado Kallas

16 – Luciano Guimarães do Nascimento

17. Luiz Fux

18 – Marcela Oliveira Decat de Moura

19. Marco Antônio Mól dos Santos

20 – Maria Marta Guido de Lima

21 – Marília Carvalho de Melo

22 – Newton Teixeira Carvalho

23 – Raquel Gomes de Souza da Costa Dias

24 – Renata Gil de Alcântara Videira

25 –  Rodrigo Otavio Soares Pacheco

26 – Sebastião Alves dos Reis Junior

27 – Sergio Santos Rodrigues

28 – Solange Ribeiro dos Santos Reis

29 – Thereza Cristina de Castro Martins Teixeira

30 – Thiago Marton Azzi