Pular para o conteúdo

Vale finaliza Obras de contenção das barragens localizadas entre Itabirito e Ouro Preto

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email

Estrutura feita aumenta a segurança das pessoas que vivem em comunidades próximas e protege as Zonas de Segurança Secundária das barragens.

A Vale informou, no último dia 13,  que finalizou as obras de estrutura de contenção à jusante que serve as barragens Forquilhas I, II, III, IV e Grupo, localizadas a montante da Mina Fábrica, entre as cidades Itabirito e Ouro Preto.      Foi feita uma construção de uma estrutura de 95 metros de altura e 330 metros de comprimento para prevenção de um eventual rompimento. . 

De acordo com a Vale, a estrutura feita aumenta a segurança das pessoas que vivem em comunidades próximas e protege as Zonas de Segurança Secundária das barragens, que fazem parte dos municípios de Itabirito, Raposos, Rio Acima e Nova Lima, além de três bairros de Belo Horizonte. 

O próximo passo, no momento, é realizar os preparativos para a descaracterização das barragens: Forquilha IV que está em nível 1 de emergência, Forquilhas I, II e Grupos que estão em nível 2 e Forquilhas III em nível 3 de Plano de Ação de Emergência de Barragens de Mineração.

A Vale ainda salientou que todas as estruturas seguem com monitoramento instrumental contínuo, 24h por dia, 7 dias por semana, gerido pelo Centro de Monitoramento Geotécnico da empresa. No entanto, ainda segue em análise junto com a auditoria técnica do Ministério Público a necessidade de ações complementares.