O investimento dos microempreendedores mineiros no marketing digital foi acelerado pela pandemia. Uma estratégia usada para acompanhar a mudança de comportamento dos consumidores e aumentar o lucro. Em 50% dos casos, a sobrevivência do negócio só foi possível graças à atuação na internet, como mostra a pesquisa Marketing Digital nos Pequenos Negócios, do Sebrae. O levantamento ouviu 1.160 donos de pequenas empresas, entre os dias 8 e 20 de maio deste ano.
Um a cada dez microempresários entrevistados abandonaram completamente o negócio físico e passaram a trabalhar apenas com a internet. A analista da Unidade de Inovação e Competitividade do Sebrae, Carla Goob, explica que esse movimento é uma via de mão dupla, “é importante a gente pensar que o processo também aconteceu com o cliente. Muitas pessoas que não tinham feito uma compra online fizeram pela primeira vez na pandemia. E esse comportamento vai permanecer. Não tem mais como as empresas fugirem da digitalização, que oferece novas possibilidades para as empresas”, analisa.
A pesquisa mostrou que 43% dos empreendedores já divulgavam produtos na internet, e 38% faziam vendas online. Após o inicio da pandemia, 20% começaram a fazer divulgação pela internet, e 38% começaram a vender na web. Entre os que já usavam a rede, 43% afirmaram ter aumentado as vendas durante a pandemia.
Essa transformação não é uma simples reprodução do meio físico no meio virtual. O processo exige estratégia, capacitação e tempo. Apenas 33% dos entrevistados afirmaram não ter dificuldade com marketing digital. As maiores limitações citadas na pesquisa são relacionadas à estratégia de divulgação nas redes, “muitas pessoas, empresas que começam a usar o marketing digital acreditam que é suficiente conhecer as ferramentas, mas não é. Mais do que isso, é importante saber usar de forma estratégica. Cada plataforma se comporta de uma maneira, e é essencial ter esse entendimento para ter uma comunicação assertiva. O primeiro passo é se capacitar“, diz Carla Goob.