Pular para o conteúdo

CineOP registra alcance de mais de 2 milhões nas redes sociais

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email

Evento aconteceu em ambiente digital e manteve o mesmo propósito conceitual e de programação intensa.

20210623 - BELO HORIZONTE-MG - 16ª CINEOP - Bastidores - Foto Leo Lara/Universo Produção

Pioneira desde sua criação a enfocar a preservação audiovisual, memória, história e a tratar o cinema como patrimônio, a CineOP – Mostra de Cinema de Ouro Preto, realizou sua 16aedição, de 23 a 28 de junho. Ainda em formato digital, o mais recomendado para o cenário atual de pandemia do Covid-19, a Mostra ofereceu uma programação intensa, diversificada e gratuita que registrou alcance de mais de 85 mil acessos no site www.cineop.com.br vindos de 60 países em seis dias de evento e mais de 2 milhões de alcance nas redes sociais da Universo Produção.

Os conteúdos discutidos e produzidos nos debates, masterclasses internacionais e rodas de conversa realizadas durante o evento permanecem disponíveis para acesso do público no Canal do YouTube da Universo Produção, o que amplia as possibilidades de acesso e benefício da ação cultural – a principal vantagem de se realizar o evento no formato online.

“Missão cumprida é o sentimento que carrego ao encerrar mais uma edição da CineOP. Enquanto não podemos estar realizando o evento presencialmente, vamos trabalhando para que ele possa chegar ao maior número de pessoas no formato online, para que os filmes, ideias e pensamentos continuem circulando e que possamos manter a chama viva do cinema brasileiro em todas as suas vertentes de atuação. Gratidão é o outro sentimento que compartilho com todos que investiram, acreditaram e marcaram presença na programação do único evento dedicado à preservação, história e educação. Uma realização que nos dá a certeza de que estamos no caminho certo e, por isto, devemos continuar este caminho que representa a força da nossa cultura, das nossas tradições, que representa quem nós somos, o que queremos e o que devemos construir juntos”, destaca a coordenadora geral da CineOP e diretora da Universo Produção, Raquel Hallak.

A programação da 16aCineOP foi estruturada em três eixos centrais – Preservação, História e Educação. O tema central desta edição foi “Memórias entre diferentes tempos” e propôs refletir sobre os impasses dos últimos anos no cenário audiovisual brasileiro, agravados pela pandemia e pelas dificuldades de um governo que não trata a cultura como um setor de relevância, para compreender e ponderar formas de resistência.

Na programação foram exibidos 118 filmes em pré-estreias e mostras temáticas (32 longas, 6 médias e 80 curtas-metragens), vindos de 4 países – Brasil, Chile, Colômbia, Portugal e de 14 estados brasileiros – AC, BA, CE, GO, MG, MT, MS, PE, PR, RJ, RS, SC, SE, SP distribuídos em oito mostras – Contemporânea, Homenagem, Preservação, Histórica, Educação, Mostrinha, Valores e Cine-Escola.

As exibições foram realizadas por meio do site www.cineop.com.br, mas a produção reproduziu a estrutura do evento, com cada temática (Histórica, Preservação e Educação) contando com uma grade de filmes acompanhada de debates, comentários e outras atividades complementares que enriqueceram a experiência de participar da CineOP, mesmo à distância.