Pular para o conteúdo

Prazo para alistamento militar é prorrogado por Bolsonaro até 31 de agosto

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email

"A medida é necessária, considerando que, em função da pandemia da Covid-19, vários municípios seguem com suspensão de atendimento ao público nas Juntas de Serviço Militar.

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) prorrogou até 31 de agosto o prazo para apresentação obrigatória do alistamento militar.

.

Antes da crise da Covid-19, esse alistamento deveria ser feito nos seis primeiros meses do ano em que a pessoa chega à maioridade.

.

“A medida é necessária, considerando que, em função da pandemia da Covid-19, vários municípios seguem com suspensão de atendimento ao público nas Juntas de Serviço Militar. Essa suspensão acaba dificultando o alistamento de diversos jovens carentes que não possuem acesso à plataforma digital”, diz nota divulgada pelo Palácio do Planalto.

.

O decreto também muda o prazo de apresentação de documentos para o alistamento de brasileiros naturalizados. A partir de agora, passa a ser de 60 dias.

.

Antes, eles tinham que se apresentar em 30 dias a partir do momento em que recebem o certificado de naturalização.
Medida semelhante também foi adotada em 2020, em razão da Covid.

.

Pela lei brasileira, mulheres estão isentas da prestação do serviço militar em tempos de paz, mas podem se alistar de forma voluntária.

. Fonte: https://www.otempo.com.br/brasil/bolsonaro-prorroga-prazo-para-alistamento-militar-ate-31-de-agosto-1.2505572