Pular para o conteúdo

Minas Gerais negocia produção de vacina própria contra a Covid-19

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email

O chefe da Saúde Estadual afirmou que ainda não se sabe se, em 2022, será necessário apenas uma dose de reforço, ou aplicação de duas doses novamente.

O secretário de Estado de Saúde,Fábio Baccheretti a Fundação Ezequiel Dias (Funed) e um laboratório americano estão em conversas adiantadas para propiciar a fabricação de uma vacina contra Covid-19 pela Funed. Bacchereti informou, durante sua participação na Assembleia Fiscaliza, nesta segunda-feira (28), que o contrato de transferência de tecnologia já está em análise final na Advocacia Geral do Estado (AGE).

A Funed já vem trabalhando com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) na produção de uma nova vacina, além disso, segundo o secretário, essas tratativas com um laboratório internacional seriam para dar à fundação independência na produção de vacinas no Estado, pensando em novos surtos e na necessidade de novas campanhas de vacinação nos próximos anos.

O chefe da Saúde Estadual afirmou que ainda não se sabe se, em 2022, será necessário apenas uma dose de reforço, ou aplicação de duas doses novamente. Segundo ele, nessa perspectiva, o Estado trabalha na produção da vacina própria, seja nos estudos entre Funed e UFMG e também na transferência de tecnologia de laboratório internacionais.

Além disso, o secretário afirmou que o governo do Estado já enviou à Anvisa pedido de autorização para a  compra emergencial da Sputnik para 1% da população de Minas Gerais (200 mil doses).

.

“Para que a gente consiga essa autorização, a gente consiga a compra de mais uma vacina, porque até então os laboratórios não negociam diretamente no Estado”, afirmou. 

.

Fonte: https://www.otempo.com.br/politica/minas-negocia-producao-de-vacina-propria-contra-a-covid-19-diz-secretario-1.2505245