Pular para o conteúdo

Coleta Seletiva recebeu novos caminhões para sua frota

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email

Os caminhões foram doados e entregues pela Fundação Renova, em cumprimento a uma das condicionantes pré-determinadas pelo município.

No último dia 16 Associação de Catadores de Materiais Recicláveis – Camar, responsável pela coleta do lixo reciclável produzido em Mariana, recebeu três novos caminhões para sua frota. Dois desses camihões serão utilizados na sede e um para ser usado na rota dos distritos, possibilitando a ampliação do serviço de Coleta Seletiva no município. Os veículos são totalmente equipados para potencializar o trabalho dos catadores.

Os caminhões foram entregues pela Fundação Renova, em cumprimento a uma das condicionantes pré-determinadas pelo município de Mariana para a concessão da anuência para a disposição final dos resíduos sólidos provenientes do reassentamento de Paracatu de Baixo no Aterro Sanitário Municipal.

A prefeitura de Mariana irá arcar com as despesas dos veículos e também disponibilizará os motoristas. Maria da Conceição Aparecida, Presidente e fundadora da Camar, agradeceu em nome de todos os catadores. “Somos uma equipe que não mede esforços para executar esse trabalho. Eu queria agradecer também a todos os que já passaram por aqui e ajudaram de alguma forma nossa Associação”.

Os novos veículos contam com estruturas que incluem plataforma traseira de 60 cm, sistema de amortecimento para proteger os trabalhadores durante a coleta, alças laterais para apoio e equipamento de áudio com saída externa, para a comunicação com a comunidade. 

Com isso, o município poderá transportar aproximadamente 14 toneladas de resíduos, como papéis, vidros, plásticos e metais, a cada viagem até o Camar, cooperativa responsável pela coleta seletiva e por encaminhar os materiais para a reciclagem. 

A doação dos caminhões também possibilitará o aumento da frequência da coleta nos bairros e distritos marianenses. “Com as doações, a Fundação Renova contribui de forma significativa para a gestão de resíduos sólidos da região e com a expansão desse trabalho tão importante que agrega valor e sustentabilidade ao município”, diz a gerente de licenciamento ambiental da Fundação Renova, Flávia Barros.             

Com a entrega, a gestão dos veículos fica sob a responsabilidade do Camar, com apoio do município. Os dias e horários de coleta seletiva em cada bairro e distrito podem ser acessados no site da Prefeitura de Mariana.