Pular para o conteúdo

Cemig alerta para golpes aplicados por estelionatários

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email

Criminosos estão usando o nome da empresa para enganar a população e extorquir dinheiro.

Para alertar seus mais de 8,7 milhões de clientes em todo o Estado, a Cemig esclarece que estelionatários e pessoas de má-fé têm utilizado o nome da companhia para aplicar golpes em diversas regiões de Minas Gerais. Os clientes devem ficar atentos às formas de pagamentos e de cobrança feitas pela Cemig para evitar se tornar vítimas. 

Por conta da pandemia do novo Coronavírus, os criminosos estão utilizando ainda mais a internet para tentar enganar as pessoas. De acordo com a Polícia Civil, de janeiro a agosto deste ano, foram registradas cerca de 35 mil ocorrências de golpes na internet contra a população mineira. Os estelionatários utilizam informações e meios criminosos para induzir as vítimas a acreditar em uma situação que não é verdadeira.

Mas os golpistas não utilizam apenas a internet. Eles usam os mais variados meios. Durante as investigações, foi identificado que esses criminosos praticam, principalmente, três tipos de golpes contra os clientes da companhia. ​

O mais utilizado é por contato telefônico e, na maioria dos casos, aplicado contra estabelecimentos comerciais, como padarias, açougues e comerciantes em geral. Os estelionatários ligam para o cliente Cemig e dizem ser representantes da “4ª Vara Federal” ou da “Justiça Federal” e que a ligação é para cobrar um possível débito existente. Afirmam que, se a dívida não for paga em um prazo curto, a Cemig retirará imediatamente o medidor de energia do local. Após o contato, o cliente recebe um boleto bancário com dados falsificados, por e-mail ou WhatsApp, em nome de empresas ou pessoas físicas que não pertencem à “Cemig Distribuição”. Vale enfatizar que o Poder Judiciário não liga para nenhum cliente para fazer cobrança financeira e muitos menos para retirar medidores de energia elétrica. 

Geralmente, essa ligação é feita por meio de um telefone 0800, sendo três os números mais comuns utilizados pelos estelionatários: 0800-878-7751, 0800-591-3065 e 0800-878-9783. O esquema é conhecido como “Golpe de 4ª Vara Federal”. 

O gerente de Arrecadação e Adimplência da Cemig, Wellington Cancian, explica que as equipes da Cemig são treinadas para confirmar os dados cadastrais dos clientes bem como dos débitos que motivaram a ligação, reforçando a veracidade da sua atuação. “Além disso, os clientes que possuem débitos cobrados judicialmente pela Cemig são formalmente notificados pela Justiça para se manifestarem sobre a cobrança. Essa notificação é realizada, normalmente, por correspondência, ou via oficial de justiça – dificilmente por telefone. Para se prevenir contra esses atos fraudulentos, é recomendado aos que, no momento do pagamento, confiram os valores e a empresa que emitiu a fatura.  Os clientes devem desconfiar se alguma informação não estiver correta e, caso não esteja, consulte os canais de atendimento da Cemig para se informar sobre o débito que está sendo cobrado e também se a forma da cobrança está autorizada pela Cemig”, alerta.