Orquestra Ouro Preto faz homenagem a lenda do jazz

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email

Concerto apresenta a música de Duke Ellington com transmissão ao vivo, dia 19 de junho no canal da Orquestra no YouTube.

A mistura requintada do piano e dos trompetes do jazz com os acordes de violinos e violoncelos será apresentada no próximo concerto da Orquestra Ouro Preto. O repertório escolhido é a música impecável e sem fronteiras de um dos maiores nomes do gênero, o pianista e multiartista Duke Ellington (1899-1974). 

Em live inédita, a primeira incursão jazzística da OOP promete uma experiência diferenciada que vai transportar o público para o clima intimista, típico da época áurea do ritmo nos Estados Unidos. O concerto será transmitido ao vivo, gratuitamente, no dia 19 de junho, sábado, às 20h30, no canal do YouTube da Orquestra.      

Famoso por sua enorme contribuição ao jazz e à música americana, Duke criou a combinação do jazz com o blues e o som das grandes orquestras de swing se tornando um dos músicos mais influentes do seu tempo. Ao lado da Duke Ellington Orchestra, o músico tocava o chamado estilo jungle, com arranjos minimalistas e a presença forte do trompete. 

 No concerto, o público irá apreciar sucessos como Take the ‘A’ train, In a sentimental mood e Sophisticated Lady e outros que já foram interpretados também por grandes nomes do jazz como Billie Holliday e Ella Fitzgerald. O Maestro Rodrigo Toffolo ressalta que será a primeira vez que a Orquestra irá trabalhar o repertório. “O concerto será um convite para o público viajar conosco ao mundo do jazz e conhecer a música de excelência de Duke Ellington, um artista gigante, referência por sua criatividade ímpar”. 

Com arranjos de Maurício de Souza, a apresentação traz como convidado especial o renomado pianista brasileiro Cristian Budu, parceiro da Orquestra em outros concertos, tendo gravado recentemente o 12º disco do grupo. 

Patrocinado pelo Instituto Cultural Vale, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura do Governo Federal, o concerto seguirá todos os protocolos de saúde e segurança para a equipe e músicos. Em função das restrições da pandemia, não haverá presença de público.