Minas Gerais espera aplicar pelo menos a primeira dose de vacina contra a Covid-19 em toda a sua população adulta até o final de outubro deste ano, se o Ministério da Saúde cumprir o cronograma divulgado pela pasta, de acordo com o governo estadual.
.
Na manhã de hoje terça-feira (15), durante coletiva de imprensa, o secretário de Estado de Saúde (SES-MG), Fábio Baccheretti, vai divulgar o cronograma de imunização conforme as faixas etárias.
.
Nas próximas remessas de imunizantes enviadas aos municípios mineiros, 70% do quantitativo serão destinados para os grupos por faixa etária e 30% para os prioritários, de acordo com o Programa Nacional de Imunizações (PNI), que ainda não tenham sido vacinados.
.
Até o momento, dos 17 milhões de mineiros com mais de 18 anos, 5,4 milhões já receberam ao menos a primeira dose. Ou seja, restam mais de 11,6 milhões de moradores do Estado a serem convocados para a vacinação contra a Covid até outubro, demandando mais de 23 milhões de doses, caso sejam aplicadas vacinas diferentes da Janssen (a única que imuniza com apenas uma dose). Portanto, para atingir a meta, o ritmo de vacinação, que hoje é de 48 mil doses por dia no Estado, teria ao menos que dobrar.
.
De acordo com o cronograma do Ministério da Saúde, entre julho e setembro, ao menos 17,5 milhões de vacinas devem chegar a Minas, mas boa parte dessa remessa deve ser dedicada a segundas doses de quem já tomou as vacinas da AstraZeneca ou da Pfizer. Outras 29 milhões de doses estão previstas para o Estado entre outubro e dezembro.
.