Pular para o conteúdo

Em nova lei católica, Papa Francisco endurece regras contra abuso sexual

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email

As mudanças, assinadas pelo papa Francisco, configuram a maior revisão desde que o Código atual foi aprovado pelo papa João Paulo 2º (1920-2005)

O Vaticano divulgou nesta terça-feira (1º) a revisão mais abrangente das leis da Igreja Católica nos últimos 40 anos, endurecendo as regras contra clérigos que abusam sexualmente de menores ou de adultos vulneráveis, que usem suas posições de autoridade para forçar atos sexuais e que ordenem mulheres a cargos eclesiásticos.

.

A revisão, que estava em andamento desde 2009 a pedido do papa emérito Bento 16, envolve toda a Seção 6 do Código de Direito Canônico da Igreja, um conjunto de sete livros com cerca de 1.750 artigos que estabelece diretrizes e punições para os violadores das regras.

.

As mudanças, assinadas pelo papa Francisco, configuram a maior revisão desde que o Código atual foi aprovado pelo papa João Paulo 2º (1920-2005), em 1983, e devem entrar em vigor em dezembro. Em um comunicado que acompanha a publicação, o pontífice disse que as normas precisam estar em correlação permanente com “as mudanças sociais e com as novas demandas que surgem do povo de Deus”.

.

Fonte: https://www.otempo.com.br/mundo/papa-francisco-endurece-regras-contra-abuso-sexual-em-nova-lei-catolica-1.2492988