Pular para o conteúdo

Alerta de emergência hídrica para Minas Gerais e outros 4 estados é emitido pelo Governo

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email

Neste ano, a previsão é que a seca será especialmente severa nas regiões Sudeste e Centro-Oeste.

Comitê responsável pelo monitoramento do setor elétrico, o CMSE, se reuniu nesta quinta-feira (27), em caráter extraordinário, para avaliar a situação do sistema energético e concluiu que a situação é delicada.

.

Segundo dados do ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico), que faz a gestão do sistema, o volume de chuva se manteve abaixo do normal em maio, e o país entra no período seco em situação delicada no que se refere a oferta de água. A seca projetada para o período de setembro a maio é a pior em 91 anos.

.

Neste ano, a previsão é que a seca será especialmente severa nas regiões Sudeste e Centro-Oeste.

.

Diante desse cenário, o comitê entende que é preciso priorizar o uso da água para garantir a geração de energia nas usinas consideradas estratégicas para o abastecimento nacional e que estão localizadas justamente nessas regiões.

.

O SNM (Sistema Nacional de Meteorologia) emitiu o primeiro alerta de emergência hídrica para o período de junho a setembro, na região da Bacia do Paraná, que abrange os estados de Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso do Sul, São Paulo e Paraná, informou o Ministério da Agricultura.

.

Fonte: https://www.otempo.com.br/economia/governo-emite-alerta-de-emergencia-hidrica-para-minas-gerais-e-outros-4-estados-1.2491283