Pular para o conteúdo

Projeto da UFOP participa de intervenção contra o suicídio em Ouro Preto

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email

Foram instaladas 13 placas com mensagens de prevenção ao suicídio na Curva do Vento

A partir de uma parceria entre o projeto de extensão da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), “Abordagens do suicídio: cuidado, acolhimento e prevenção”, a Prefeitura de Ouro Preto, o Corpo de Bombeiros de Minas Gerais e o Centro de Valorização da Vida (CVV), foram instaladas placas de prevenção ao suicídio na Curva do Vento, como é conhecida a Avenida Lima Júnior.

O local, marcado pela procura de pessoas que estão em um momento de desespero, agora conta com mensagens de apoio como “você não está sozinho” e “não desista”. Foram instaladas 13 placas, que também motivam quem precisa a buscar ajuda e incluem números de emergência, inclusive do CVV.

O professor do curso de Medicina Aisllan Assis, um dos coordenadores do projeto, destaca que as abordagens do suicídio são sempre de difícil construção e sustentação, por isso a instalação das placas é um grande passo. “Esse é um motivo de comemoração, respeito e valorização por todos e todas que juntos e juntas constroem e sustentam o cuidado e acolhimento às pessoas que em qualquer situação vivem e sobrevivem ao suicídio”, afirma.

O curso de extensão “Abordagens do suicídio: cuidado, acolhimento e prevenção” foi desenvolvido em 2019 com o objetivo de vencer o silenciamento em torno do suicídio, problema grave e incidente em Ouro Preto, sensibilizando e convocando esforços para a construção de abordagens de cuidado e acolhimento a vítimas, sobreviventes e comunidades que tanto sofrem com esses acontecimentos.            

Quando o curso foi finalizado, ainda eram previstas outras atividades, como a construção de um plano coletivo e popular para as abordagens do suicídio em Ouro Preto. Com a pandemia, não foi possível dar continuidade, mas agora, com a instalação das placas, parte do que era previsto tornou-se realidade.

APOIO – O CVV é uma associação sem fins lucrativos que presta serviço voluntário e gratuito de apoio emocional e prevenção do suicídio, de forma anônima e sigilosa, para todas as pessoas que querem ou precisam conversar. Além dos atendimentos, o CVV desenvolve outras atividades de apoio emocional, autoconhecimento e prevenção do suicídio em 70 cidades do Brasil, incluindo Ouro Preto. O número de atendimento é 188.