A Prefeitura de Mariana realizou uma reestruturação no departamento de informática, com o intuito de promover maior eficiência aos trabalhos internos, gerando resultados positivos. O departamento foi completamente estruturado, gerando aumento na qualidade do serviço que é ofertado por todas as Secretarias, que são dependentes da tecnologia e de sistemas. No total, foram investidos mais de cem mil reais para realizar a reestruturação, envolvendo interligação de todos os setores.
O sistema de base de dados foi otimizado, além da operacionalização, também, do sistema de gestão, o acesso à internet e tudo aquilo que é correlativo ao trabalho da Secretaria de Planejamento, Suprimentos e Transparência.
A reestruturação teve início devido a ineficiência da estrutura no andar inferior, instalada há 11 anos. Anteriormente, os setores de atendimento, análise, recepção, primeiro combate e almoxarifado pertenciam a uma mesma sala e existia desgaste devido à demora e lentidão do sistema.
Foram realizadas divisão das funções, desmembrando o setor, possibilitando que cada demanda fosse encaminhada diretamente ao departamento responsável, com uma navegação mais rápida, agilizando na resolução das solicitações.
O benefício será direto para todas as unidades, gerando uma agilidade e um serviço feito com mais segurança. Em breve, a sala das funcionárias de telefonia, que não possui ventilação, também será contemplada com uma reestruturação, visando uma melhor qualidade na execução do trabalho e organização da Prefeitura de um modo geral. A melhoria na qualidade do serviço também afetará diretamente a cidadania, levando em conta que a partir do momento em que são otimizados os processos internos, há a garantia de um atendimento eficiente e seguro aos cidadãos.