Pular para o conteúdo

1º Simpósio Bem Viver Sem Glúten foi realizado em Mariana

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email

A reação imunológica à ingestão de glúten cria uma inflamação que danifica o revestimento do intestino delgado.

A doença celíaca é uma reação exagerada do sistema imunológico ao glúten, proteína encontrada em cereais como o trigo, o centeio, a cevada e o malte. De origem genética, pode causar diarreia, anemia, perda de peso, osteoporose, câncer e até déficit de crescimento em crianças. Ao longo do tempo, a reação imunológica à ingestão de glúten cria uma inflamação que danifica o revestimento do intestino delgado, causando complicações médicas. Isso também impede a absorção de alguns nutrientes (má absorção).

Estudos apontam que doenças como artrite, osteoporose, dermatite herpitiforme, depressão, deficiência de ferro, crianças abaixo do peso e com dificuldade de crescimento, constipação intestinal, diarreia, infertilidade e até alguns tipos de câncer podem estar relacionados à Doença Celíaca. Aftas recorrentes e hipoplasia do esmalte dental também podem ser sinais. O sintoma clássico é a diarreia. Outros sintomas incluem inchaço, gases, fadiga, baixa contagem de glóbulos vermelhos (anemia) e osteoporose. Muitas pessoas não apresentam sintomas e o principal tratamento é uma dieta rigorosa sem glúten que pode ajudar a controlar  e promover a cicatrização intestinal.

Aqui em Mariana a Acelbra (Associação dos Celíacos do Brasil – seção Minas), nutricionistas, chefs, empreendedoras e celíacos, m celebração ao Mês da Conscientização sobre a doença celíaca organizaram no formato on-line o 1º Simpósio Bem Viver Sem Glúten onde foram abordardos desde o diagnóstico até os cuidados na preparação dos alimentos que toda a família deve ter ao conviver com essas restrições alimentares. O Simpósio aconteceu entre os dias 15 e 19 de maio.