Pular para o conteúdo

Regulador europeu diz que vacina da Pfizer pode ficar em geladeira comum por um mês

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email
09/02/2021 REUTERS/Dado Ruvic/Foto ilustrativa

A Agência Europeia de Medicamentos (EMA, na sigla em inglês) aprovou nessa segunda-feira (17) que a vacina da Pfizer/BioNTech pode ser conservada no refrigerador por até um mês, uma medida que deve impulsionar sua aplicação na União Europeia (UE).

.

O período de armazenamento sob refrigeração dos frascos fechados da vacina são, desta forma, estendidos em relação aos cinco dias iniciais, acrescentou o regulador europeu.

.

“Esta mudança amplia o período de armazenamento aprovado do frasco descongelado a 2º-8ºC de cinco dias a um mês (31 dias)”, explicou a agência europeia com sede em Amsterdã.

.

“Espera-se que o aumento da flexibilidade no armazenamento e na manipulação da vacina tenha um impacto significativo no planejamento e na logística” da vacinação, acrescentou.

.

Em março, a EMA informou que os frascos podiam ser armazenados em congeladores normais antes de permitir sua conservação em frigoríficos por curtos períodos de tempo.

.

O laboratório alemão BioNTech, que desenvolveu a vacina com o americano Pfizer, assegurou que a mudança se baseia em novos dados de estudos que confirmam a “qualidade” do produto durante “31 dias”.

.

Fonte: O Tempo