Pular para o conteúdo

O Engenheiro Ronaldo Camelo assume a diretoria Executiva do SAAE Mariana

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email

Em entrevista, engenheiro falou sobre os projetos para a autarquia.

Ronaldo Camelo é o novo diretor-executivo do SAAE Mariana. Ele é servidor efetivo da autarquia, no cargo de técnico em edificações, e já atuou em diversas áreas do SAAE, inclusive contribuiu com a implantação do Serviço Autônomo de Água e Esgoto do município. Nesta terça-feira (13), ele concedeu entrevista e falou sobre os próximos projetos da Autarquia.

“Nós temos a intenção agora de retomar a ETA Norte, onde vamos suprir a demanda de pelo menos 120 litros de água por segundo. Com esse investimento de água, essa nova captação, vamos suprir a demanda dos bairros São Cristóvão, Jardim dos Inconfidentes, Jardim Santana, Alto do Rosário e da Colina São Sebastião”, destacou.

Sobre as diretrizes do Marco Legal do Saneamento Básico, Ronaldo pontuou que o SAAE também está atuando junto com o Consórcio Intermunicipal de Saneamento Básico da Zona da Mata, que está dando suporte à autarquia. “Estamos trabalhando junto com o Consórcio. Hoje ele está nos dando total suporte e estamos trabalhando para estar legalmente consorciados porque até então estamos conveniados”.

De acordo com Ronaldo, em curto prazo, há um planejamento para diminuir a falta d’água no município. “O SAAE está trabalhando na perfuração de poços. Os bairros que têm mais problemas hoje são Rosário e Cabanas. No Cabanas vamos perfurar um poço e já fizemos algumas intervenções para evitar desperdício na localidade. Também há o planejamento de perfurar um poço no Alto do Rosário, que já está licenciado e aguardando a empresa começar os trabalhos”.

Ainda segundo o diretor executivo da autarquia, a maior dificuldade do SAAE hoje é a questão da falta de água. “Muitos falam que Mariana tem muita água, mas a água que tem a gente não pode captar porque elas não são outorgáveis”.

Na entrevista, Ronaldo ainda destacou a importância do trabalho desenvolvido até aqui pelos ex-gestores. “Estamos aproveitando o trabalho que os outros gestores fizeram para poder implementá-los e levar para a população que esses projetos não foram e não serão encostados. Exemplo disso é a ETA de Águas Claras que está em fase de construção e finalização. Esse é um projeto que em pouco tempo estaremos entregando para a comunidade”.

Sobre a contratação de empresa para prestação de serviços de locação de caminhões munk e tanque (pipa) para atender as demandas do SAAE pelo valor de até 10 milhões de reais, Ronaldo explicou que esse valor é uma estimativa. “O SAAE fez uma ata de registro de preço, que é uma estimativa de gasto, mas isso não significa que esse será o gasto que teremos durante o ano com os caminhões pipas. Isso é o previsto para gastar. E o que a gente vai gastar vai ser bem menos que isso”, disse.

Ronaldo ainda falou sobre sua sua experiência profissional e destacou que ela pode contribuir em sua atuação à frente do SAAE. Ele ainda pediu para que a população use água com consciência. “Eu já passei por alguns cargos do SAAE. Sou servidor efetivo da autarquia. Por saber dos problemas corriqueiros do SAAE, dos gargalos e que a população já sofre com falta d’água, eu entendo que posso agregar na solução do problema de falta de água em Mariana. Lembrando que estamos em período de seca. Por isso é importante que todos economizem água. Usem com discernimento e que não desperdicem porque lá na frente vai nos fazer falta”, finalizou.

Texto : Jornalista Adriana Moreira / Jornal Tribuna das Gerais e @uainoticia