Ronaldo Camelo é o novo diretor-executivo do SAAE Mariana. Ele é servidor efetivo da autarquia, no cargo de técnico em edificações, e já atuou em diversas áreas do SAAE, inclusive contribuiu com a implantação do Serviço Autônomo de Água e Esgoto do município. Nesta terça-feira (13), ele concedeu entrevista e falou sobre os próximos projetos da Autarquia.
“Nós temos a intenção agora de retomar a ETA Norte, onde vamos suprir a demanda de pelo menos 120 litros de água por segundo. Com esse investimento de água, essa nova captação, vamos suprir a demanda dos bairros São Cristóvão, Jardim dos Inconfidentes, Jardim Santana, Alto do Rosário e da Colina São Sebastião”, destacou.
Sobre as diretrizes do Marco Legal do Saneamento Básico, Ronaldo pontuou que o SAAE também está atuando junto com o Consórcio Intermunicipal de Saneamento Básico da Zona da Mata, que está dando suporte à autarquia. “Estamos trabalhando junto com o Consórcio. Hoje ele está nos dando total suporte e estamos trabalhando para estar legalmente consorciados porque até então estamos conveniados”.
De acordo com Ronaldo, em curto prazo, há um planejamento para diminuir a falta d’água no município. “O SAAE está trabalhando na perfuração de poços. Os bairros que têm mais problemas hoje são Rosário e Cabanas. No Cabanas vamos perfurar um poço e já fizemos algumas intervenções para evitar desperdício na localidade. Também há o planejamento de perfurar um poço no Alto do Rosário, que já está licenciado e aguardando a empresa começar os trabalhos”.
Ainda segundo o diretor executivo da autarquia, a maior dificuldade do SAAE hoje é a questão da falta de água. “Muitos falam que Mariana tem muita água, mas a água que tem a gente não pode captar porque elas não são outorgáveis”.
Na entrevista, Ronaldo ainda destacou a importância do trabalho desenvolvido até aqui pelos ex-gestores. “Estamos aproveitando o trabalho que os outros gestores fizeram para poder implementá-los e levar para a população que esses projetos não foram e não serão encostados. Exemplo disso é a ETA de Águas Claras que está em fase de construção e finalização. Esse é um projeto que em pouco tempo estaremos entregando para a comunidade”.
Sobre a contratação de empresa para prestação de serviços de locação de caminhões munk e tanque (pipa) para atender as demandas do SAAE pelo valor de até 10 milhões de reais, Ronaldo explicou que esse valor é uma estimativa. “O SAAE fez uma ata de registro de preço, que é uma estimativa de gasto, mas isso não significa que esse será o gasto que teremos durante o ano com os caminhões pipas. Isso é o previsto para gastar. E o que a gente vai gastar vai ser bem menos que isso”, disse.
Ronaldo ainda falou sobre sua sua experiência profissional e destacou que ela pode contribuir em sua atuação à frente do SAAE. Ele ainda pediu para que a população use água com consciência. “Eu já passei por alguns cargos do SAAE. Sou servidor efetivo da autarquia. Por saber dos problemas corriqueiros do SAAE, dos gargalos e que a população já sofre com falta d’água, eu entendo que posso agregar na solução do problema de falta de água em Mariana. Lembrando que estamos em período de seca. Por isso é importante que todos economizem água. Usem com discernimento e que não desperdicem porque lá na frente vai nos fazer falta”, finalizou.
Texto : Jornalista Adriana Moreira / Jornal Tribuna das Gerais e @uainoticia