Pular para o conteúdo

Mariana inicia a 23ª Campanha de Vacinação contra Influenza

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email

A vacinação contra influenza é considerada uma das medidas mais efetivas para a prevenção da gripe e suas possíveis complicações.

Na última segunda (12) a Secretaria de Saúde da cidade de Mariana deu início à “23ª Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza”. A vacinação contra influenza se mostra como uma das medidas mais efetivas para a prevenção da gripe e de suas complicações. A imunização acontece em três etapas e a previsão para imunização é que os grupos contemplados sejam vacinados até 10 de julho de 2021.

A primeira etapa, que está prevista para acontecer até 10 de maio de 2021, pretende imunizar as crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade, as gestantes, puérperas e trabalhadores da área da saúde.  Porém, a vacinação das crianças de 6 meses a menores de 6 anos e, gestantes e puérperas, acontece no período de 12 de abril até 23 de abril. Os funcionários da saúde serão vacinados a partir de 26 de abril até o dia 10 de maio. O dia de mobilização contra a gripe da primeira etapa está marcado para 8 de maio, nesta data será divulgado pela Secretaria de Saúde, uma programação para atender a todos os grupos prioritários e também a população em geral.

Em 9 de junho até 9 de julho de 2021, está previsto para acontecer a terceira fase de vacinação. O Dia D, dessa fase, está marcado para o dia 10 de julho. Os grupos prioritários que deverão ser imunizados nessa terceira etapa são as pessoas com comorbidades, pessoas com deficiência permanente, os caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros, urbanos e de longo curso, trabalhadores portuários, forças de segurança e salvamento, funcionários do sistema de privação de liberdade, população privada de liberdade e adolescentes e jovens em medidas socioeducativas.

Os contemplados para a primeira etapa, que residem na região central do município, serão vacinados na Central de Imunização, localizada à Rua Santa Cruz, nº 368 – Barro Preto, entre 08h às 15h. Já os indivíduos que residem em bairros, distritos ou subdistritos, deverão receber a vacina nas unidades de saúde de sua referência, no período de 08h às 15h. São eles: Cabanas, Santo Antônio, Rosário, Morro Santana, Padre Viegas, Bandeirantes, Vargem (Mainart e Pombal), Cachoeira do Brumado (Barro Branco, Barroca, Cafundão e Engenho Queimado),Furquim (Goiabeiras, Paraíso, Margarida Viana, Cuiabá, Constantino, Crasto e Vila Santa Efigênia), Águas Claras (Cláudio Manoel, Pedras e Campinas),  Monsenhor Horta (Ponte do Gama), Santa Rita Durão, Bento, Paracatu e Camargos e Passagem de Mariana. Os indivíduos que irão se vacinar deverão comparecer ao local munidos de documento com foto, cartão do SUS e cartão de vacina.  As próximas etapas será divulgada posteriormente, conforme o andamento da campanha.