Prefeitura de Mariana intensifica ações de combate à dengue

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email

Diante do resultado do último LIRA (Levantamento Índice Rápido), que apontou para o alto risco de surto de Dengue, a Secretaria de Saúde de Mariana irá intensificar as ações de combate ao Aedes aegypti. Tais medidas intensificadoras de combate ao mosquito transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya iniciaram-se no último dia 15. O principal objetivo das ações é diminuir os potenciais criadouros e evitar a infestação pelo mosquito, e assim, consequentemente a proliferação das doenças transmitidas pelo vetor.

A cidade de Mariana registrou um índice de infestação da dengue com média de 4,8%, ou seja, a cada 100 casas vistoriadas, aproximadamente cinco registraram criadouros com larvas do inseto. Este índice é maior do que o preconizado pelo Ministério da Saúde como satisfatório, cuja recomendação é que seja menor que 1%. Segundo dados da Subsecretaria de Vigilância e Promoção à Saúde, a maiorias das larvas do mosquito foram encontradas em resíduos domésticos, como latas, cascas de ovos, garrafas, e outros.

A Secretaria de Saúde prevê a contratação emergencial de novos agentes para ampliação das ações de combate à dengue, como os mutirões de limpeza em todos os bairros da cidade, remoção dos possíveis criadouros do Aedes Aegypti e o bloqueio vetorial, eliminação dos focos, tratamento larvário e borrifação. É Importante salientar ainda que todos os Agentes de Combate a Endemias já foram vacinados contra a covid-19 e entrarão nas casas seguindo todos os protocolos de segurança para evitar qualquer risco à saúde. Além dos novos agentes, a conscientização da população será fundamental para o combate ao vetor da dengue.

A Secretaria de Saúde reforça ainda, que o Departamento de Zoonoses realiza atendimento de denúncias feitas pelos moradores, através do número (31) 3558-2319, ou presencialmente, na sede da Subsecretaria de Vigilância em Saúde, localizada na Rua Dinamarca, 37 – Fonte da Saudade.